•  

    quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    A despedida do trema.

    Haha, agora papo bem nerd de quem faz letras ou tradução em faculdade. Ontem a minha professora me deu uma folhinha muito interessante sobre a "despedida do trema", ela pegou em um blog .. e vou repassar, porque até dó dele dá no final hahaha e achei muito bonitinha *-

    Como todos sabem (espero eu), o trema foi tirado dos dicionários e afins .. E bem, fizeram um humor muito bem feito sobre isso:




    A despedida do trema:

    "Eu sou o trema.

    Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali na Anhangüera, nos aqüiferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüenta anos. Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos!

    Isso é uma delinqüencia de lingüistas grandiloqüentes!

    O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O dois-pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé. Até o Cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final para trabalharmos juntos fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando todas as discussões. Será que deixar um topete moicano posso me passar por aspas?

    A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K, o W, "kkk" pra cá, "www" pra lá. Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que, aliás, deveria se chamar TÜITER.

    Chega de argüição, mas estejam certos seus moderninhos: haverá conseqüencias! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo.

    Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o Alemão, lá eles adoram os tremas.

    E um dia, vocês sentirão saudades. E não vão agüentar.
    Nos vemos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.
    Adeus ...
    Trema"


    @nati_nina


    2 comentários:

    1. Olá!
      O texto é de Lucas Nascimento da Silva, saiu na edição n°16 da revista Offline.
      http://oblogk.wordpress.com

      ResponderExcluir
    2. Olá!
      O texto é de Lucas Nascimento da Silva, saiu na edição n°16 da revista Offline.
      http://oblogk.wordpress.com

      ResponderExcluir



    @nati_nina

    @nati_nina