•  

    sexta-feira, 26 de agosto de 2016

    #NataschaCultura (parte 2)

    BEM VINDOS A MAIS UM NATASCHA CULTURA :D

    Quem já leu o texto abaixo, já leu, só rodar o mouse para as curiosidades! :)

    Saber um pouco das coisas fora do comum é sempre bom né? E tracei como meta sempre aprender algo novo por dia, juntei algumas coisas e irei compartilhar com vocês para que vocês saibam dessas curiosidades, não sejam pego de surpresa e possam até surpreender alguém dando essas informações que provavelmente MUITA gente não sabe. Algumas eu já sabia, outras fui informada, outras vi em séries, outras vi em vídeos, outras em livros, e é uma junção. Terá várias partes, essa aqui é só o começo.
    SHALL WE?

    1. O filme Encontro de Casais (Couples Retreat) que aliás, é um ótimo filme... bom, é um filme bem legal pra distrair a cabeça, olhar belas paisagens, dar umas risadinhas, e principalmente se entreter.
    O filme menciona diversas vezes que eles estão em um pequeno retiro em uma das ilhas do Havaí, mas na verdade não é bem assim, o filme foi gravado na ilha de bora-bora.




    Ilha de bora bora:




    2. Vocês sabiam que EUTANÁSIA em grego significa BOA MORTE? Aliás, sou inteiramente a favor da eutanásia tanto em pessoas como animais quando estão sofrendo caluniosamente.
    A eutanásia pra quem não sabe é definida como a condulta pela qual se traz a um paciente terminal, ou portador de enfermidade incurável, que esteja em sofrimento constante. Muito fácil falar que só "deus" sabe a hora de tirar a vida de alguém quando não é você se contorcendo de dor em uma cama de hospital onde nem a morfina, a mais potente droga analgésica pode tirar.
    Aqui no Brasil, é considerado homicídio blá blá blá.
    E sim, é uma morte rápida e sem dor.
    Quem quiser saber mais, além do
    Cold Case, 4x23 mencionar a segunda curiosidade de hoje, temos o filme Você não conhece o Jack (You don't know Jack - 2010) que aborda o assunto inteiramente.




    3. Muitos acham um absurdo quando pessoas depressivas se cortam, ou fazem isso pra chamar atenção (eu achava, até porque tenho pavor de sangue, por maior que seja a minha depressão, essa chance é 0,0% de ocorrer comigo). Mas na verdade, quando você se corta, o seu corpo libera endorfina, e essa endorfina faz com que sua dor diminua. Tem uma explicação bem científica, e é por isso que muitas pessoas que se cortam (não justificando, e também não julgando) falam que se sentem melhor e aliviadas NA HORA (depois o corte dói normalmente).
    É mencionado no episódio de House 3x10, onde ele se corta e explica ao Wilson.





    4. Falando em endorfina, a MASTURBAÇÃO, é também um ótimo liberador não só de endorfina, como também dopamina no corpo. Sim, tanto pra homem quanto pra mulher!




    5. Mas o que tanto é essa endorfina e dopamina? São coisas boas? Porque se cortar não parece nada bom, mesmo liberando esse troço de endorfina....?!
    Bom, desse assunto eu não só preciso ter curiosidade ao saber, como eu PRECISO saber, já que tenho depressão e já estudei muito sobre isso, sobre o que acontece no meu próprio corpo pra tentar melhorar.
    Conheçam o QUARTETO DA FELICIDADE: Dopamina, endorfina, serotonina e a oxitocina.
    elas que formam o quarteto responsável pela nossa felicidade.
    Eles são o que? Neurotransmissores, que são substâncias químicas produzidas pelos neurônios.
    MUITOS, mas MUITOS eventos podem desencadear esses neurotransmissores (nesse post mesmo citei dois acima, não façam o primeiro pfv) existem maneiras naturais, e intencionais, onde nós mesmo podemos fazê-lo fluir.
    Cada um tem uma função, daí vocês podem muito bem estudar cada uma delas.
    Para quem tem depressão, a mais importante é a serotonina, onde falta muito no nosso cérebro doentinho :(



    Veja quanta "luz" (serotonina) tem em um cérebro 'normal', e um que não está regulado do jeito que deveria.


    6. Doação de medula óssea: A chance de um irmão(a) do mesmo pai e mãe ser compatível com a medula do irmão, é de apenas 30%, e mesmo assim, é a melhor chance.
    Bem pequena não? :(

    Novela Laços de Família





    7. A flor esqueleto se torna transparente/translúcida ao entrar em contato com a água, é tão linda de se ver que até parece algo artificial, mas não é. Ela é nativa das regiões frias do continente asiático, principalmente no Japão e na China. Mas EI, vocês não precisam ir até tãooo longe, é possível comprar elas nos EUA por apenas 20 dólares :)
    E elas não só ficam transparente, como parece muito que as suas pétalas são feitas de vidro.
    Já quando estão secas, suas pétalas tem uma aparência branca opaca perolizada, bastante comum em outras flores =)





    8. A Os gatos eram os animais mais venerados pelos egípcios. Os gatos combatiam os ratos que espalhavam doenças, e por isso eram tratados como divindades (e deviam mesmo porque são). A veneração com os bichinhos lindos era tamanha, que quando um deles falecia, eles raspavam a sobrancelha em sinal de luto, e se algum bichano fosse assassinado, o responsável poderia ser condenado a morte (meu teclado não tem crase, sorry people)
    Um exemplo enorme é a Deusa Bastet.





    9. O Vocês sabiam que a bomba MOAB significa Mother of all bombs? (Mãe de todas as bombas), é a segunda bomba mais potente da atualidade, perdendo apenas para a bomba russa FOAB, Father of all bombs (Pai de todas as bombas) #Asfeministaspiram #machismo #naopassarao calma gente, relaxa! Mas é verdade. A FOAB tem um poder 4x maior de destruição do que a MOAB. Vocês não fazem ideia do estrago que fazem...




    10. O Sabem a temida Cadeira Elétrica temida pelas pessoinhas no corredor da morte? A cadeira tão famosa no filme A espera de um milagre? (The green mile)? Então vai aí um fato no mínimo curioso: Esse artefato usado principalmente nos Estados Unidos foi inventada nada mais nada menos do que por um dentista.

    Tentarei resumir, ok? Se não quiserem saber a história e somente a curiosidade pode sair já, porque é o último da noite.

    Em 1881 o dentista Albert Southwick presenciou a morte de um senhor que completamente bêbado tocou sem querer em um dos cabos elétricos de um gerador. Albert pensou então: "PARECE ter sido uma morte rápida e sem sofrimento". E foi contar isso ao seu amigo senador norte-americano, David McMillan, que repassou a informação ao governador de Nova York, que o método de execução utilizado até então, o famoso "enforcamento" (argh), era coisa do passado, e que havia uma alternativa mais moderna e "humana", a morte por eletrocução. E a partir de 1884 (3 anos após Albert ver o bebum morrer) a cadeira elétrica começou a ser utilizada, e matou mais de 4.000 pessoas (até que o número foi baixo pra mim, imaginando que o número de pena de morte era incrivelmente mais alto na década de 80). Hoje ela está em desuso, praticamente não existe mais, sendo substituída quase que por completo pela injeção letal. (combinemos que esse sim é mais humano do que os dois primeiros, SE BEM QUE, somente pessoas com crimes hediondos eram condenados a esse tipo de atrocidade, então, talvez uma dorzinha aqui ou ali como nos dois primeiros fosse pouco pra quem causou tanta dor a uma pessoa, e a tantas famílias, bom....)




    OBRIGADA A QUEM ACOMPANHOU E ATÉ A PARTE 3 (já quem não acompanha no twitter, acompanha aqui) :) 


    @nati_nina

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário



    @nati_nina

    @nati_nina