•  

    sábado, 18 de fevereiro de 2012

    Fraqueza humana.

    A gente passa a vida tentando buscar a tal "felicidade", mas a verdade é: ninguém é feliz por completo, ninguém é feliz por inteiro - artistas, pessoas ricas, pessoas que vivem um grande amor, pessoas saudáveis, pessoas independentes, pessoas normais, independente de quem seja, do que faz, das suas posses ou da sua companhia, todo mundo busca sempre algo que está faltando, sempre almeja alguma coisa que ainda não tem, afinal, as pessoas querem lutar, ter algum objetivo e conseguir. Mas a verdade, é que nem sempre a gente consegue alcançar nossos objetivos e realizar os sonhos, e com isso, vem a frustração, nos sentimos infelizes, esquecendo das nossas conquistas anteriores, nos esquecendo que já conquistamos o suficiente para termos essa tal "felicidade" em nossa vida. Mas as coisas não são simples, nunca são - que graça teria?
    O ser humano gosta de sofrer, gosta de complicar, gosta de sempre por um defeito na sua vida. E é como eu disse, essa tal "felicidade completa", não existe. Tá certo que o sonho não se realizou, mas, também não precisa virar pesadelo né?
    Como seria bom, se a gente tivesse poucas metas na vida, aquelas possíveis, e conseguíssemos viver com ela, sem querer o que não temos, dando valor somente aquilo que nos foi dado, que nos foi conquistado. Mas não, a gente quer sempre mais, e mais, e mais ... e quem acaba querendo tudo, acaba no final sem nada.
    São muitas coisas complexas, que simplesmente FODEM com a cabeça da gente. Eu por exemplo, não consigo entender porque pessoas entram na nossa vida pra depois sair. E também não entendo, porque simplesmente não podemos ser frias iguais a elas, e não nos importarmos, não nos machucarmos, simplesmente deixá-las partir, let it be ... Porém, depois penso: será que também já não fizemos isso com alguém? já não viramos as costas para algum amigo, já não deixamos alguém na mão, o sentimento não foi diminuindo por alguma pessoa? É muito fácil julgar, mas, a gente precisa se colocar no lugar das pessoas e pensar se não cometemos o mesmo erro, pra depois então, tentar entender. Mesmo assim, acho desnecessário pessoas que entram e saem de nossas vidas como se não tivéssemos significado algum, como se fossemos simplesmente um fantoche os quais elas pegam da prateleira a hora em que estiverem a fim de brincar, e nos devolve para a mesma quando cansam. A cada pessoa que a gente gosta, e vai embora da nossa vida, é como ... sei lá, uma parte da gente morresse. Dói, machuca, fere ... por isso, muitas pessoas se tornam frias, se fecham pras pessoas e pro mundo; não deixam qualquer um se aproximar, tocar, e entrar na sua vida - porque as pessoas não se importam, elas entram na sua vida, permanecem por um tempo, e vão embora, aliás, isso é assim com todos, todos um dia se vão - só que alguns, a gente perde pra vida, outros, escolhem deixar a gente mesmo. E o que a gente tem a fazer se não colocar um sorriso no rosto e continuar seguindo como se estivesse tudo bem? A gente precisa superar, a gente precisa crescer, a gente precisa saber tapar buracos e transformar as pessoas insubstituíveis em substituíveis, afinal, se elas conseguiram, por que a gente não pode?
    O pior, é que muitas vezes, nem fazemos nada, não machucamos ninguém, e as pessoas simplesmente começam a se cansar da gente, talvez pelo nosso jeito, pelas nossas manias, pelo nosso palavreado, ou pelos nossos ideais - quem pode saber?. O mais difícil, é quando você realmente gosta de um amigo, de um parente, de um amor, e começa a pirar, achando que fez algo de errado, e isso faz com que você se torne outra pessoa, outra pessoa na qual você não é, porque pra determinada pessoa, seu jeito não é legal, mas somos incrivelmente tão burros e inocentes, que consideramos a opinião apenas de uma pessoa, e esquecemos a opinião das pessoas que realmente gostam da gente, zelam por nós e querem nosso bem.
    E com isso, com toda essa merda, nos tornamos pessoas diferentes, as quais julgamos toda a vida, tropeçamos nas nossas próprias palavras, no nosso ego gigante e na suposta inteligência que carregávamos.
    Todos já passaram por isso, passam, ou passarão. A grande verdade é:
    "Quem não te procura, não sente sua falta". Pode haver mil questionamentos sobre essa frase, mas foda-se, pra mim ela é verdadeira - se o orgulho é maior do que a saudade, do que a necessidade, me desculpem, mas o sentimento não é tão grande como a pessoa imagina que seja. Quem se importa, simplesmente, se importa. Quer o bem, quer por perto, se preocupa, sente falta, e orgulho nenhum impede isso.
    Seria bom, se o ser humano se apegasse as pessoas, da mesma maneira que as pessoas se apegam a ela. Já imaginou que ótimo? Seria recíproco, em todos os aspectos, e ninguém sairia machucado ... mas, isso ainda infelizmente não é possível, e apesar de falarem que o ser humano é racional, eu o acho totalmente, completamente irracional, acreditem ou não, acho um cachorro, um gato, qualquer tipo de animais mais racional do que o ser humano mais inteligente do planeta. A gente se confia demais, a gente ama demais, a gente se apega demais ... a gente não usa a razão, a gente usa a emoção, sempre, ela é sempre a maldita que fala mais forte, e faça com que merdas aconteçam todos os dias, mas e aí? culpar a quem? a nós? ou isso é algo involuntário? Não, a gente tem completamente domínio do nosso corpo,e das nossas ações, mas a gente não tem força de vontade, a gente não pensa no próximo, somos fracos. Você diz FODA-SE, mas continua se importando, você diz que vai sumir, mas não consegue. Você diz que não vai ligar, mas liga ... aquilo vai te sufocando, te comendo por dentro, sugando tudo o que tem de melhor lá por dentro ... só que com o tempo, com o afastamento, a morte, ou seja lá porque perdemos alguma pessoa ... o tempo, de uma forma piedosa, vai fazendo com que diminua o impacto, se eu ainda fosse ingênua, diria que o tempo toma dó, tomar dor das pessoas. Nos primeiros dias, é tudo sempre pior, nos primeiros meses, tudo dolorido, mas depois ... sabe ... depois parece que dia após dia, o coração vai cuspindo a dor pra fora, como se ele próprio não suportasse aguentar mais aquilo todos os dias - então, ele vai expirando, jogando, atirando um pouco da dor, e o coração vai cicatrizando aos pouquinhos, vai se tornando, de novo ... um coração!
    Só que depois da primeira dor, as pessoas se fecham, elas demoraram tanto tempo pra superar, elas sabem como dói aquela maldita perda, que elas começam elas mesmas a se fechar pras pessoas, não permite ninguém, não .. simplesmente NÃO! elas não querem passar por tudo de novo, até porque, acham que são fracas, que não vão conseguir levantar da segunda batida de novo, MAS ELAS CONSEGUEM, elas conseguem, só que elas tem medo, elas não querem ninguém mais saindo de suas vidas, quebrando seus corações de novo. E REPITO, isso serve não só para casaizinhos, mas como também amigos, e eu posso enxer a boca pra dizer isso, porque não tem exemplo melhor do que meu ex-melhor amigo, e pra morte então ... nem se fala. E então há dor em toda parte... A dor é tudo.
    Daí, elas se tornam pessoas diferentes do que elas eram ... podemos dizer frias? talvez ... a maioria, quando pegada de surpresa por uma dor muito grande, matematicamente, se torna ... mas a verdade é que toda pessoa fria, é resultado de alguma decepção, toda frieza, é acúmulo de sofrimento, não importa qual sofrimento ele seja.
    Daí fica uma cicatriz, lá na pessoa, e ela não quer arranjar outra pra si, ela sabe o quanto foi FODA aquela porra toda cicatrizar, e o quanto fica feio no seu próprio corpo aquela coisa dolorida, que é só cutucar pra abrir tudo de novo - mas essas mesmas pessoas, esquece o lado positivo de ter uma cicatriz, pois de novo, o ser humano, só consegue ver o lado ruim das coisas, nunca o bom, e como julgar? todos somos assim, a grande maioria, e os que não são, ainda estou pra conhecer. Bom, como eu ia dizendo, o lado bom de ter uma cicatriz, é porque ela significa: EU SOBREVIVI. E meu amigo, se você sobreviveu da primeira vez, VOCÊ PODE E VAI sobreviver da segunda e da terceira, mas para isso, a gente precisa aprender, a não tratar diferente as pessoas que surgem na nossa vida, e nos abrir, nos abrir, e nos doar, porque sabemos que nem todas, apesar de parecer, nem todas são iguais - todos são diferentes um dos outros, e na vida, infelizmente, a gente está sujeito a cair, a nos machucar, mas, que graça teria a vida se a gente não se arriscasse? se a gente não tentasse de novo? se a gente ficasse sempre no chão esperando migalhas daqueles que te pisaram, ou te fizeram cair? Porque é assim, é uma lei, caindo, levantando, aprendendo, derrubando. A dor te faz mais forte, a dor te fortalece, a dor na verdade, a quem você pensa que é tua pior inimiga, acaba sendo sua melhor amiga no futuro, e sabe por quê? porque ela é verdadeira, ela nunca mentiu, nunca omitiu a dor que ela te causou, mas ela não é tão hipócrita ou falsa como a felicidade, que está ali um tempo, e depois te abandona completamente por motivos até pequenos - não, a dor tá lá e te mostra "to aqui pra te fazer sofrer caralho, goste e você ou não" , e racionalmente, você acaba convivendo com ela, e aprendendo a conviver, o que é o mais importante, mesmo sabendo que ela te corrói, você arruma um jeito, seja lá qual for, de conviver com ela, fim!.
    Daí perguntamos: Quanto as coisas ainda podiam piorar? Normal, estamos sujeitos, a sempre perder as pessoas que amamos, agora se é certo ou não se apegar e dar chance as novas pessoas, eu sinceramente não sei, cada um sabe da dor que é, mas ... Uns vêm para te ver cair, outros vêm te levantar. Nem todos vão querer você no chão, nem todos vão querer distância de você, e vai ter alguns, de repente, no meio dessa merda toda, que não vai te abandonar, não vai te deixar, não vai te machucar. Vai tomar cuidado com o que promete, e principalmente com as palavras, porque .. ah, as palavras ... as palavras são muito traiçoeiras. As pessoas dizem o que nós queremos ouvir, até conseguirem o que querem, na maior parte das vezes, e a gente acredita, porque gostamos de ouvir aquilo que queremos, inconscientemente, fingimos acreditar numa verdade supostamente dita, e literalmente, nos fodemos. E fingimos que esse sorriso que levamos no rosto, é verdadeiro, porque, na verdade, a gente nunca supera, mas a gente tem que aceitar. Se você não tem a solução, VOCÊ TEM QUE ACEITAR! No fim você coloca um sorriso no rosto e finge que é sincero, até que a vida o faça realmente ser.

    Você passa um tempão tentando arrumar sua vida até que vem alguém e bagunça ela toda de novo. Daí você rosna e grita pra vida como se ela pudesse te ouvir com a garganta cheia de lágrimas:

    - E aí tempo, não era você que ia resolver?

    Me disseram exatamente assim:

    - Pequena, o tempo cura, mas não faz esquecer.

    E daí, você finge que toda essa merda de tempo não te chateia, mas você quer explodir. Quer explodir pessoa por pessoa, cabeça por pessoa, quer explodir o mundo. E novamente, esquece das pessoas que realmente gostam de você, e sempre te fizeram o bem, começando a tratar essas mesmas diferentes ... e assim, o ciclo não tem fim.

    Ser humano é burro, é hipócrita, quer ser amado, e ama a quem não pode, a quem não deve, a quem sabe que nunca terá retorno. Querem envelhecer ao lado de uma pessoa, mas nunca procurar por uma pessoa realmente boa, por uma que faria qualquer coisa pra passar a velhice ao teu lado, O SER HUMANO QUER O MAIS DIFÍCIL, O IMPOSSÍVEL, porque PORRA, o impossível existe sim, e não vem com essa de que amores impossíveis não existe, o que existe é pessoas que não sabem correr atrás do seu amor. VAI TOMAR NO CU, isso sim é fechar os olhos pra realidade, existe muita merda! Só que a gente, como eu disse, mais uma razão: SOMOS IRRACIONAIS, queremos quem não nos quer, até mesmo em amizades, tratamos melhor um filho da puta de balada, do que a nossa melhor amiga que de vez em quando dá uns tapas na nossa cabeça pra acordarmos pra vida. Mas a gente pode se culpar? A gente faz o que a gente sente, o que o nosso corpo manda, se não sentimos vontade de beijar/namorar/casar/envelhecer com aquele nosso amigo que realmente é um bom cara, e tem um bom futuro, a gente simplesmente não vai fazê-lo, porque sabemos, que no final, acabaríamos sofrendo muito mais. SERÁ? SERÁ MESMO?

    A gente precisa parar pra analisar, quando a felicidade não compensa a tristeza, que é muitas, mas muitas vezes. Olhar por quem olha por nós, correr por aqueles que correm por nós, e simplesmente sermos mais inteligentes, não acreditarmos em qualquer palavra dita, em qualquer ato de desespero ou em qualquer olhar traiçoeiro ... as pessoas mentem, pensando nelas, o que é mais favorável ou não pra elas. Ninguém pensa no próximo, porque é um mundo de merda, é uma vida injusta, mas pra gente mudar essa porra, a mudança tem que começar na gente, SÓ NA GENTE, pensarmos no próximo, e vermos a felicidade em nós, PORQUE A FELICIDADE NÃO ESTÁ EM NINGUÉM, não está no amigo que te deu as costas, não está no cara que te abandonou, não está nas pessoas que não cumpriram as promessas feitas a ti, ESTÁ EM VOCÊ, a felicidade, está em você. O AMOR está em você, e não nelas. É um sentimento teu, NÃO DELAS, ninguém pode tirar, ninguém pode roubar ... ei, a felicidade é você. Até quando as pessoas vão querer o que não podem ter? Até quando as pessoas vão querer voltar atrás no que aconteceu e mudar o passado? Não se pode desfazer o passado. Se pode escrever o futuro, então, não perca tempo se lamentando, é o seu passado, destruindo você no seu futuro. E vamos combinar ... somos tão jovens (grande legião urbana)!

    A vida é assim, num dia a gente é caça, e no outro caçador, e não podemos deixar que ninguém nos deixe cair. Uma frase que eu digo, e não canso de repetir é: SEMPRE EM FRENTE. Não importa o quão mal a pessoa esteja, seus olhos sempre se abrem pela manhã e seu coração não para de bater. É sempre, inquestionavelmente: UM DIA APÓS O OUTRO. E conhecer meus amigos, cada dia mais me faz acreditar, constato que ainda existem pessoas boas no mundo.

    Ninguém, vai me fazer cair. Eu aprendi, a ser forte, sozinha.

    É com esse sorriso que eu sempre escondi minha dor. Quem não sofre, não aprende a lutar.


    @nati_nina


    Um comentário:

    1. O que li foi o relato de frustrações de alguém centrado em si mesma, mas isso é típico de quem não tem uma experiência para além do que pode alcançar com sua razão trôpega; todavia, é possível uma mudança interior que te faça compreender que a vida é bem mais do que teus julgamentos a respeito dela. No dia que te encontrares com Deus e nele permaneceres, verás tudo a partir da ótica divina, assim, serás muito além de tuas opiniões, pois, não és tu que falarás, mas a sabedoria divina que falará em ti...Abraço bem forte, que esse abraço cure tua alma frustrada pelas perdas que sofreste...Paz e Bem!

      ResponderExcluir



    @nati_nina

    @nati_nina